MAUÁ – “Capital da porcelana”XX
Mauá é um município do estado de São Paulo, da Região Metropolitana de São Paulo, pertencente à região do ABC Paulista. Mauá significa aquele que é elevado, língua Tupi, e como se trata de um município, pode-se traduzir Cidade elevada.
Houve progresso local relevante a partir da construção, por parte da São Paulo Railway, da Ferrovia Santos-Jundiaí, a qual foi inaugurada em 1867. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mais tarde, elevado a Visconde de Mauá, grande empreendedor no comando desse projeto ferroviário, chegou a ter grandes propriedades na região, adquirindo a Fazenda Bocaina do Capitão João José Barboza Ortiz.
O Crescimento da agora Vila do Pilar levou a São Paulo Railway a inaugurar a estação de trem Pilar em 1º de abril de 1839 . Um núcleo populacional surgiu e cresceu em volta da estação pelas décadas seguintes.
Em 1926, a estação ferroviária teve o nome alterado para Mauá, em homenagem ao ilustre empreendedor e construtor da ferrovia. Assim, o então bairro de Pilar, pertencente ao Município de São Bernardo do Campo, foi mudando pra Mauá. Com o Decreto-lei Estadual nº 6780, de 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada a Distrito, ainda pertencente a São Bernardo. Com o Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, foi recriado o município de Santo André, passando o distrito de Mauá a pertencer ao novo município.
O Distrito cresceu, mas boa parte da população considerava o local quase abandonado pela Prefeitura de Santo André. Surgiu assim, a partir de 1943, o Movimento Emancipacionista, liderado por Egmont Fink. Em 22 de novembro de 1953, foi realizado um Plebiscito com os moradores locais, para escolherem pela emancipação local ou não. A maioria votou a favor,e a Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, decretou a emancipação e surgimento do Município de Mauá.
A instalação de fato do novo município e administração autônoma se deu a partir de 1º de janeiro de 1954. Os vereadores, no entanto,decidiram por votação na Câmara Municipal que a Data Magna da cidade seria 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, padroeira da cidade, e Dia da Justiça.
Hino da cidade de Mauá/SP
Mauá, Capital da Porcelana
Nós todos te queremos bem
É preciso que ouçam
a linda história que tem
ela é muito atraente
pois alegra muita gente
Mauá, Mauá, Mauá
Terra igual você não há
Com seu rio Tamanduateí
beleza igual não vi
na origem da sua nascência
engrandece com a afluência
ficando muito caudaloso
é um rio muito precioso
Seu antigo nome era Pilar
que devemos respeitar
dos operários a trabalhar
devemos sempre nos orgulhar
força tão poderosa
seu parque industrial
Com suas verdes montanhas
contavas sem igualdade
é muito bela e atraente
alegra toda gente
com essa temperatura tão boa
trazendo sempre uma garoa
Mauá, muito grato estamos
de tudo o que é seu
de oeste a sul, norte a leste
por tudo que nos deu
mostra o teu perfil
é o orgulho do Brasil